“Se você pudesse escolher entre ser um herói sem ter feito nada ou salvar algumas pessoas sem ninguém nunca saber…”





O Brasil é raramente bem representado na Ficção Científica em termos de TV Cinema mas, em “3%”, com produção da Maria Bonita Filmes e direção de Daina Giannecchini, Dani Libardi e Jotagá Crema a coisa pode mudar de figura.

A fábula de 3% se passa num futuro próximo cinzento, no qual as pessoas vivem divididas entre duas sociedades muito diferentes. Pressupõe-se que uma sociedade (o “Outro Lado”), a dos “entrevistadores”, seja sensivelmente desenvolvida, enquanto a outra, dos “entrevistados”, seja extremamente atrasada. Impossível não lembrar da fronteira do México com os EUA ou das antigas Alemanhas Oriental e Ocidental. O “Outro Lado” é a “terra dos sonhos” para os jovens que vivem em condições supostamente subumanas, porém apenas 3% dos candidatos à imigração conseguem aprovação após uma série de testes rigorosos, ora bizarros ou simplesmente estúpidos. 97% fracassam, o que pode significar a própria morte no percurso de provações.

O piloto avança inicialmente sob o ponto de vista de uma jovem candidata. É dela a voz over que comenta e instrui o espectador acerca das peculiaridades de seu mundo. Ao fim do episódio-piloto, porém, essa “protagonista preliminar” está morta. Sua narrativa vai introduzir o que se supõe que sejam os protagonistas “verdadeiros”, um rapaz que fraudou seus documentos para conseguir ser aceito no processo de seleção, uma moça e um rapaz paraplégico. O futuro desses personagens vai depender do sucesso na captação de recursos para a continuidade da série.




Está disponível no YouTube (http://www.youtube.com/serie3porcento), dividido em 3 partes, o programa piloto da série de ficção científica 3%, produção da Maria Bonita Filmes dirigida por Daina Giannecchini, Dani Libardi e Jotagá Crema. Com apoio do programa FICTV/Mais Cultura, do governo federal, a divulgação do piloto visa atrair patrocínio para continuidade da série a ser exibida na TV.

3% foi vencedor da Etapa I do edital de seleção de desenvolvimento e produção de teledramaturgia seriada para TVs Públicas – FicTV / Mais Cultura (MinC), e vencedor da Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros na categoria Séries de Ficção, Festival Internacional de Televisão 2010.


Segundo Jotagá Crema, um dos diretores de 3%, a primeira temporada inteira da série já foi escrita: “estamos espalhando o piloto pela internet na esperança de conseguir um canal de TV interessado em exibir.” Informações detalhadas sobre a série podem ser procuradas no Facebook em http://www.facebook.com/3porcento.




ZONA DE SPOILER!





O motivo de 3% me parecer tão favorável horizonte é devido a maneira como o enredo proposto foi desenhado, já no começo somos apresentados aos 3 protagonistas (são 4, mas um não sobrevive e fica mais como um narrador) e uma parte do que podemos chamar de mundo, todos o que estão ali tem a idade de 20 anos que é o único requisito para poder participar das provas que acontecem apenas uma vez na vida.



Na primeira parte dos testes temos uma entrevista (que pra mim mais parece um interrogatório, até acho que aqueles caras foram treinados pelo DOPS, afinal ela só errou a assinatura PÔ, calma você vai entender), os entrevistados são carregados por uma avalanche de emoções que muda a cada instante pondo a prova seus ideais e motivos para estarem ali, o jeito com que cada entrevistador conduz a conversa mostra que o fator que desencadeia a maneira de condução é a pessoa que esta a sua frente, enquanto um se mostra risonho e extrovertido devido a maneira alegre de sua entrevistada, a outra se mostra preconceituosa e insensível devido o seu participante ser um cadeirante, mas isso é passível de mudança de um segundo para outro.

Sendo esse o primeiro passo você já imagina o que virá a seguir, mas ai você se depara com um teste demasiado simples: a montagem de quadrados em grupo, tudo bem pode ser coisa de criança mas o que decorre a partir do momento que a porta é fechada e começa a contagem de tempo o que vemos é uma verdadeira guerra de nervos e um final deveras interessante.



Minha nota para essa série são 3 pratos!


by fabio 10:33 | in

Delicious Digg Facebook Favorites Stumbleupon Twitter

Search